Acompanhe o que a Secretaria de Habitação esta fazendo por você!
O núcleo Mauricio de Medeiros é composto por três subáreas, que se articulam ao longo do eixo constituído pela Avenida Mauricio de Medeiros (Mauricio de Medeiros, André Magini e Marginal Guarará), compreendendo área de aproximadamente 27.462,20m². O presente trabalho visa viabilizar as intervenções que garantam condições elementares de habitabilidade, segurança e salubridade em assentamentos selecionados a partir de peculiaridades físicas e ambientais. Ações como a universalização dos sistemas de abastecimentos de água, coleta e tratamento de esgoto, estruturação viária e regularização fundiária, constituem premissas essenciais de desenvolvimento de trabalho apresentado a seguir.
São 560 famílias que estão sendo beneficiadas por essas melhorias. O trabalho não para, 40% das obras já foram concluídas, com serviços de:
Obras nas Ruas, Sarjetas, Guias e Calçadas, para delimitação do viário.
Abertura de viela de acesso.
É nítido as melhorias do local, uma série de melhorias estão sendo efetuadas para
no Núcleo Mauricio de Medeiros para trazer aos nossos moradores
Andreences acesso a rua asfaltada, calcadas concretadas, e saneamento.
Concretagem e Acabamento das calçadas. Máquinas e Operários na continuidade da obra.
Acabamento na alvenaria e escadas. Construção de rampa e ponte de pedestres reforçada.
Jateamento da Encosta - Técnica de aplicação de concreto, protegendo e área contra deslizamento de terra. Também é fixado tubos de drenagem para o escoamento da água pluvial.
Acompanhe as Obras do Jardim Irene.
Etapa: Retirada das famílias em área de risco e contenção da encosta.
O início da ocupação do Núcleo Jardim Cristiane data do ano de 1971 em área extensa e sujeita a inundações. A maioria das residências do núcleo foi construída em alvenaria, mas uma boa parte apresentava padrão construtivo bastante precário. A área não era servida por nenhuma rede oficial, de água, esgoto, drenagem ou energia elétrica. O Projeto de Urbanização do núcleo Jardim Cristiane foi apresentado aos moradores do núcleo em 2004 com os seguintes objetivos gerais:
- Desocupação das áreas de risco, principalmente da área às margens do córrego Taioca e da faixa de transmissão da Eletropaulo;
- Implantação do sistema viário e de infraestrutura básica (redes de água, esgoto e drenagem);
- Reparcelamento do solo;
- Reassentamento de famílias;
- Requalificação e melhoria das condições habitacionais.
Partes das famílias foram removidas para conjuntos habitacionais para possibilitar o desadensamento, a desocupação de áreas de risco (insalubridade) e, desse modo, a implantação do projeto de urbanização do núcleo Jardim Cristiane, com a melhoria do sistema viário, a execução de obras de arte (muros de contenção, redes de redes de saneamento e drenagem, principalmente)
e adequação dos lotes (parcelamento do solo).
Em 2006 foram removidas 40 famílias para o Conjunto Jardim Cristiane.
Em 2008 foram removidas 120 famílias para o Conjunto Jardim das Maravilhas.
Em 2013 foram removidas 38 famílias para o Conjunto Jorge Bereta.
Em 2015 foram removidas 37 famílias para Quadra 36-Conjunto Alzira Franco II.
Em 2017 foram removidas 31 famílias para o Conjunto Catiguá.
Em 2017 foram removidas 12 famílias para o Conjunto Procópio Ferreira.
Ações ambientais da Agencia Móvel do Programa Moeda Verde para fazer a troca dos resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti.
Realização do Dia de Revitalização no Jardim Cristiane – atividade conjunta do MDDF e Departamento de Habitação de Santo André para plantio de arvores, grafite, musicas, brincadeiras, poesias e projeção de filmes do Projeto Favela na Tela.
Condomínio Jardim Cristiane obras de segurança e projeto de paisagismo, uma parceria entre o Departamento de Habitação e o Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Prefeitura de Santo André.
Transformação e melhora da estética visual do Núcleo com as obras de infraestrutura, iluminação e paisagismo, deixando o ambiente mais salubre contribuindo assim com mais qualidade de vida à todos
O núcleo Espírito Santo localiza-se em área de encostas íngremes, junto ao bairro Cidade São Jorge, próximo à divisa com o município de Mauá. As condições de habitabilidade são precárias em virtude da ausência de redes de infraestrutura básica, bem como de parcelamento e arruamento adequado da gleba.
Por tratar-se de ocupação em área de risco, contígua ao aterro sanitário municipal o núcleo foi dividido em duas áreas, Espírito Santo I caracterizada como consolidável e Espírito Santo II, caracterizada como não consolidável (área de expansão do aterro sanitário. As obras de urbanização na área do Espírito Santo I tiveram início em 2009, continua em andamento e mais de 600 famílias serão beneficiadas com as obras de infraestrutura, contenções, recuperação ambiental e melhorias habitacionais.
Em 2007 a área do Espírito Santo II, devido situação de risco iminente por ter contiguidade com a área do antigo lixão e ainda pela necessidade de desocupação a Prefeitura buscou recursos para execução de benfeitorias nestes assentamentos, visando o atendimento à totalidade da população áreas, e serviços contratados que visam reduzir para níveis aceitáveis, os riscos que estão sujeitos à população e o meio ambiente em decorrência de exposição às substâncias provenientes da área do antigo descarte de lixo desativado. O Plano de Urbanização atendeu às famílias residentes nos Núcleos Espírito Santo I e II, nos seguintes Empreendimentos:
Acompanhe as Obras do Conjunto Espírito Santo I / II.
O histórico da ocupação do Núcleo Homero Thon remonta ao ano de 1979 quando ocorreram as primeiras ocupações que somavam cerca de 30 famílias. A área está delimitada pelo córrego Cassaquera, pela Avenida Pedro Américo, pelos muros da E.E.P.G. “Homero Thon” e pelos fundos dos lotes particulares voltados para a rua Newton Aníbal ao norte e à oeste.
Na década de 80 houve aumento gradativo da ocupação, o número subiu para 120. No ano de 1986 ocorreu a invasão da área chamada Pedro Américo. Em 1989 a intervenção da Prefeitura trouxe o asfalto para o núcleo Pedro Américo, sendo esta a primeira melhoria. Em seguida ocorreu a instalação de água e luz. No ano de 1991 aconteceu um mutirão de pavimentação no núcleo Homero Thon.
Em 1993 os moradores passaram a ter uma nova linha de ônibus para a travessia da ponte e também reivindicaram a retirada do campo de futebol. Em 1997 a Eletropaulo instalou luz elétrica e relógios de medição no núcleo. Entre os anos 1995 e 1996 foi construído um muro de contenção no rio, no núcleo Pedro Américo. No ano de 2002 aconteceu a Assembleia de Entrada, promovida pela Prefeitura, para dar início ao Cadastramento Socioeconômico de ambos os núcleos. Entre 2003 e 2004 houve a remoção de famílias que estavam na beira do córrego, lugar considerado de risco, e a região conquistou no Orçamento Participativo a prioridade no Projeto de Urbanização.
PEDRO AMÉRICO/HOMERO THON (2003)
Em 2013 houve a remoção de 216 famílias do núcleo Pedro Américo e 112 famílias no núcleo Homero Thon para os Conjuntos Juquiá e Londrina.
Em 2015 houve a remoção 94 famílias do núcleo Homero Thon e 01 família do núcleo Pedro Américo para o Conjunto Guaratinguetá I.
Em janeiro de 2016 houve a remoção de 09 famílias do núcleo Homero Thon e 07 famílias do núcleo Pedro Américo para o Conjunto Procópio Ferreira.
Em fevereiro de 2017 10 famílias do núcleo Homero Thon foram removidas para o Conjunto Catiguá.
NÚCLEO HOMERO THON-OBRAS DO COMPLEXO CASSAQUERA.
Atualmente permanece no Núcleo Homero Thon, 66 famílias que aguardam remoção para o Conjunto Pedro Américo I. No Núcleo Pedro Américo permanece 115 famílias beneficiadas na urbanização com obras de requalificação das moradias, reparcelamento de lotes, abertura de viários, rede de agua e esgoto, drenagem, arborização e praças.
CONCLUSÃO DAS OBRAS DO COMPLEXO VIÁRIO CASSAQUERA
Se você é residente ou trabalha em Santo André-SP há mais de dois anos, cadastre-se para participar dos programas do município. Clique para saber mais